Obter a 1ª via da CNH (PpD)

Você também pode conhecer este serviço como: 1ª via Carro e Moto,Categoria A e B,Permissao A e B,Carta AB,provisioria

O que é?

Processo para interessados em solicitar a abertura de Processo ou de "Novo Processo" para Obtenção da Carteira Nacional de Habilitação - CNH- nas categorias: "A" , "B" ou "AB" 

Quem pode utilizar este serviço?

Pessoa Física

O candidato à obtenção da Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC, da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, solicitará ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás, em uma das unidades de atendimento do Estado de Goiás do seu domicílio ou residência, ou na sede estadual da própria autarquia, a abertura do processo de habilitação para o qual deverá preencher os seguintes requisitos:

I – Ter idade maior ou igual a 18 anos;

II – saber ler e escrever;

III – possuir documento de identidade;

IV – possuir Cadastro de Pessoa Física – CPF

V - Comprovante de endereço;

VI - Escolher uma ou duas das catecorias possiveis de se habilitar simultaneamente. conforme segue abaixo: 

  • * Todas as categorias de CNH possuem suas peculiaridades e diferem-se, além de outras coisas, principalmente pelo peso bruto total do veículo dirigido. São essas as categorias e suas características:

    • Categoria A: Veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Ex.: Motocicleta, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo;

    Categoria B: Veículos cujo peso bruto total não exceda a 3.500 kg ou cuja lotação não exceda 8 lugares, excluído o do motorista. Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.

    • Candidato realiza a abertura do serviço presencialmente em uma Unidade de Atendimento do DETRAN/GO. Após a conferência da documentação apresentada, o usuário é direcionado para captura da foto digital e biometria.
    • São os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista.

 

Prioridades de Atendimento

Conforme a legislaçoa de atendimentos prioritarios.

Área Responsável

Diretoria de Operações / Gerência de Habilitação e Exames de Trânsito

Validade do Documento

Válido por 12 Meses.

Etapas para a realização deste serviço

1

Solicitação do serviço

O candidato deverá fazer um pré-cadastro por meio do site do DETRAN/GO, gerar a DUA, efetuar o pagamento das taxas e, após o pagamento, comparecer pessoalmente ao Detran para finalizar a solicitação do serviço. Poderá também solicitar a abertura do serviço presencialmente em uma das unidades de atendimento do Detran-Go no Vapt-Vupt ou no interior em uma Circunscrição Regional de Trânsito - CIRETRAN. O atendente, após a conferência da documentação apresentada, cadastra o serviço no sistema integrado e encaminha o interessado para fazer captura da foto digital e biometria. 

Apos este atendimento o usuário deverá efetuar o pagamento das taxas referente ao serviço aberto.

Documentação

  • Registro Geral (RG) / Identidade
  • Comprovação da situação cadastral no CPF
  • Comprovante / Dados de Endereço

Canais de prestação

  • Web:

    Candidato tem como opção realizar o pré-cadastro no site do DETRAN-GO, www.detran.go.gov.br, e posteriormente se dirige à alguma Unidade de Atendimento para validar o cadastro e realizar captura de foto digital e biometria.

  • Aplicativo móvel:

    Candidato pode fazer o pré-cadastro no aplicativo DETRAN GO ON, e posteriormente se dirige à alguma Unidade de Atendimento para validar o cadastro e realizar captura de foto digital e biometria.

  • Presencial:

    O Candidato comparece a uma das unidades de atendimento (Conforme link https://www.detran.go.gov.br/psw/#/pages/conteudo/localizacao ou no interior do estado conforme a CIRETRAN de sua cidade no link https://www.detran.go.gov.br/psw/#/pages/conteudo/localizacao-ciretrans), com toda a documentação exigida para finalizar a abertura do processo de obtenção da carteira de habilitação. O atendente, após a conferência da documentação apresentada, se estiver de acordo com procedimento e documentação valida o serviço no sistema integrado.

2

Realizar Coleta Biométrica

Candidato realiza a abertura do serviço presencialmente em uma Unidade de Atendimento do DETRAN/GO. Após a conferência da documentação apresentada, o usuário é direcionado para captura da foto digital e biometria.

Coleta das imagens das impressões digitais, fotografia, assinatura e digitalização do processo.

Documentação

  • Registro Geral (RG) / Identidade
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Comprovante / Dados de Endereço
  • Comprovante de Pagamento

Canais de prestação

  • Presencial:

    Coleta biométrica das imagens das impressões digitais, fotografia, assinatura e digitalização do processo.

3

Fazer Avaliação Psicológica

O candidato realiza agendamento e, na data e hora marcada, comparece à clínica devidamente credenciada ao DETRAN/GO.

Após realização dos exames, o candidato pode estar apto ou inapto a continuar o processo.

O candidato deverá ser submetido a testes específicos de avaliação psicológica conforme a legislação.

Documentação

  • Registro Geral (RG) / Identidade
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)

Canais de prestação

  • Presencial:

    O candidato deverá comparecer a uma clinica de avaliação psicológica credenciada, conforme descrito no formulário RENACH. Onde deverá ser submetido a uma avaliação psicológica e ao final o psicólogo emitirá o laudo para o DETRAN/GO.

4

Fazer Exame de aptidão física e mental

O candidato deverá agendar o seu exame junto a uma clínica médica credenciada e ser submetido a exame médico específicos de avaliação física e mental conforme a legislação de trânsito.

Após realização dos exames, o candidato pode estar apto ou inapto a continuar o processo.

Canais de prestação

  • Presencial:

    O candidato deverá comparecer a uma clinica médica credenciada, conforme descrito no formulário RENACH. Onde deverá ser submetido aos exames ao final o médico disponibilizará o resultado.

5

Realizar o curso de Legislação de Trânsito

O candidato faz o agendamento junto a um Centro de Formação de Condutores - CFC (A e B) de sua preferência, e realiza curso teórico-técnico de legislação de trânsito  com  carga horária obrigatória de 45 (quarenta e cinco) horas/aulas presenciais, sendo que esta carga horária está dividida em 5 (cinco) temas: 

  •              18 horas/aulas de Legislação
  •              16 horas/aulas de Direção Defensiva
  •              04 horas/aulas de Primeiros Socorros
  •              04 horas/aulas de Meio Ambiente
  •              03 horas/aulas de Mecânica

Canais de prestação

  • Presencial:

    O candidato deverá escolher um Centro de formação de condutor de sua preferencia e, apos matricular-se, frequentar as aulas de legislação e ao final receberá o certificado de conclusão do curso no sistema para poder prosseguir com o processo de obtenção da Carteira de Habilitação.

6

Realização Exame Teórico Técnico ( Prova Escrita)

O candidato deve procurar para fazer o Exame - teórico técnico no local dia e horários agendados.

O candidato deverá fazer o agendamento do exame teórico técnico junto ao Detran no site www.detran.go.gov.br  ou solicitar a um Centro de Formação de Condutores - CFC (A e B) de sua preferência, e faz o agendamento do curso teórico-técnico.

Documentação

  • Registro Geral (RG) / Identidade

7

Curso Prático de Direção Veicular

O candidato deve efetuar matrícula no curso Prático de Direção Veicular no Centro de Formação de Condutores (AB) - CFC AB.

Antes de iniciar as aulas o CFC deverá informar o veículo em que o candidato fará a prova e o nome do instrutor responsavel pelo ensino e solicitar a Licença de aprendizagem de direção veicular - LADV na categoria escolhida.

O candidato deverá comparecre para fazer as aulas no local, dias e horários agendados.

Documentação

  • RG ou CPF

8

Certificado de curso de direção veicular

Concluída a carga horária exigida conforme a resolução 168/04, das 20 horas/aula, o candidato receberá o certificado.

9

Agendamento da Prova Pratica de Direção Veicular

Solicita o agendamento da prova de direção junto ao CFC e ao Detran para que o candidato possa fazer a prova em uma das bancas examinadoras de exames de pratica de direção veicular.

"Prova de volante CATEGORIA "A" 

"Prova de volante  CATEGORIA "B"

Canais de prestação

  • Presencial:

    O candidato deverá fazer no minimo 20 horas/aulas das quais uma período noturno. ante s de solicitar o agendamento da prova de volante.

10

Exame de direção veicular por categoria

Para realizar o exame de direção, primeiramente o candidato deve estar com certificado das aulas práticas. Depois, fazer o agendamento de prova prática direção veicular junto ao CFC.

Agendar os exasmes conforme as categorias pretendidas: 

A - moto

B - Carro

Documentação

  • Registro Geral (RG) / Identidade
  • CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social

Canais de prestação

  • Presencial:

    O candidato deverá saber horário e local que vai ser realizada a prova de direção veicular, e comparecer 30 (trinta) minutos antes de começar, portando o documento pessoal, RG, PASSAPORTE OU CARTEIRA DE TRABALHO, CNH com bom estado de conservação.

    Moto*

11

Realização da Triagem do Processo

A triagem é a verificação final de todos documentos digitalizados e do lançamentos dos eventos na base de dados do Denatran e autorização eletrônica para confeccionar a CNH. Caso seja identificado qualquer pendencia o processo fica parado aguardando solução do problema constado.  Sendo aprovada será feito lote, malote e  enviado à Gráfica para confecção da CNH.

12

Confeccionar e Emitir a CNH

A gráfica recebe o processo, lotes e malotes, confecciona e emite a CNH. Os envia a Unidade de atendimento de origem.

13

Fazer a Entrega da CNH

Entrega à CNH ao Centro de Formação de Condutores contratado pelo candidato que deverá entrega-la diretamente ao condutor.

Canais de prestação

  • Presencial:

    O candidato será informado pela CFC, que sua CNH está pronta para ser entregue.

Quanto tempo leva?

Até 12 Meses.


O prazo para conclusão do processo de obtenção da CNH é de até 12 meses apos a abertura do processo.

Quanto Custa?

Obter a 1ª via da CNH: Atualização do valor das taxas

  - Inclusão do RENACH  ......................................R$ 53,79

   - Taxa de 1ª Via da categoria cat. A e B ...........R$ 438,13

    - Taxa de 1ª Via da categoria cat. A ou B ....... R$ 219,05

    - Taxa de (Licença de Aprendizagem  ..............R$ 46,12

    - Taxa de (Agendamento teórico         ...............R$ 30,74

1º OBS.: O candidato ainda terá despesas com Avaliação Psicologica R$ 100,00, Exame de Aptidão Fisica e mental R$ 90,00, Curso Teorico Tecnico de Legislação de Transito e Curso Pratico de direção Veícular ver custos dos serviços junto a um CFC credenciado. 

2º OBS.: Os valores acima podem sofrer variações conforme os preços praticados no mercado. Levantamento realizado em 01 de abril de 2020.

Legislação

  • RESOLUÇÃO Nº 425, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre o exame de aptidão física e mental, a avaliação psicológica e o credenciamento das entidades públicas e privadas de que tratam o art. 147, I e §§ 1º a 4º e o art. 148 do Código de Trânsito Brasileiro.

  • Conforme § 2º do  Art. 143 do CTB, incluido pela Lei 12.452/2011, são os condutores da categoria B autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motor-casa, definida nos termos do Anexo I deste Código, cujo peso não exceda a 6.000 kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o do motorista.

Outras informações

O cidadão que cadastrar seu processo de 1ª Via de CNH (AB) diretamente com um Centro de Formação de Condutores -CFC, deverá procurar alguma Unidade de Atendimento do DETRAN-GO para validar seu cadastro e fazer captura de foto digital e biometria.

O candidato poderá requerer simultaneamente a ACC e habilitação na categoria “B”, bem como requerer habilitação em “A” e “B” submetendo-se a um único Exame de Aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica, desde que considerado apto para ambas.

Os preços dos cursos de legislação ( teorico técnico) e os cursos praticos de direção veícular são preços médios de mercado levantados em 29/11/2019 junto a assosciação dos proprietários de Centro de Formações de Condutores, portanto poderão sofrer variações para mais ou para menos.

Após concluído o processo de obtenção da Carteira Nacional de habilitação será concedido ao condutor uma Permissão para Dirigir com validade de 12 meses. Apos este periodo, se ele não ter sofrido, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima, ou não ser reincidente em infração média; poderá solicitar a CNH definitiva. 

O condutor que, durante o período em que esteve com a CNH provisória, sofreu algum tipo de penalidade decorrente de infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima, ou foi reincidente em infração média, decorrido todos os trâmites legais envolvidos e a penalidade sendo imposta,deve passar por um novo processo de habilitação onde irá cumprir novamente todas as etapas envolvidas no processo de 1ª Via de CNH, permanecendo com o mesmo numero de Registro

Para a obtenção da Primeira Habilitação o candidato poderá escolher entre as categorias:

  • Categoria A: Veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Ex.: Motocicleta, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo;
  • Categoria B: Veículos cujo peso bruto total não exceda a 3500 kg ou cuja lotação não exceda 8 lugares, excluído o do motorista. Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.

Os condutores habilitados na categoria B podem dirigir os veículos motor-casa cujo peso não exceda a 6.000kg (seis mil quilogramas) ou cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.

O candidato poderá requerer simultaneamente a habilitação na categoria “B”, bem como requerer habilitação em “A” e “B” submetendo-se a um único Exame de Aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica, desde que considerado apto para ambas.

Serviços Relacionados

  • Obter a 1ª CNH "ACC" Autorização para Conduzir Ciclomotores

    Também conhecido como: Primeira via ACC,ACC,Autorização para Conduzir Ciclomotor

    Cadastro da solicitação de abertura do processo de obtenção da primeira habilitação para conduzir ciclomotores - categoria "ACC".  Destinado ao condutor que deseja exclusivamente ciclomotores ou cicloelétricos. Ciclomotor: Veículo de 2 ou 3 rodas com potência máxima de 50cc e velocidade máxima de 50/h; Cicloelétrico: Veículo de 2 ou 3 rodas com potência máxima de 4KW, com velocidade máxima de 50km/h e cuja somatoria de pesos não exceda a 140kg (condutor, passageiro e carga).